quinta-feira, 7 de março de 2013

Saúde e Bem-estar


Saiba superar cólicas, ganho de peso e a acne na adolescência

Especialistas indicam como atravessar sete incômodos da puberdade

É por volta dos 11 a 13 anos que a menina passa a ter alterações que mudam o seu corpo para sempre. Os hormônios sexuais estão trabalhando a mil, os contornos começam a exibir um corpo de mulher e a primeira menstruação aparece. Junto a isso, há uma série de mudanças nem sempre muito agradáveis, como ganho de peso, cólicas, acnes e crescimento de pelos. Você sabe por que esses problemas acontecem na puberdade e como amenizá-los? Especialistas no assunto listam os sete maiores incômodos das adolescentes nos consultórios e orientam como lidar com cada um deles. Confira. 

Ganho de peso

Algumas meninas podem passar ilesas por esse problema se tiverem um estirão de crescimento na mesma fase da puberdade ou se não tiverem muita tendência a engordar. "Meninas que estão acima do peso tendem a ganhar cerca de três vezes mais peso do que as que estão dentro do peso normal", conta a endocrinologista Cláudia Chang, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. 
Para evitar os quilos extras, vale apostar em hábitos saudáveis, como manter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente. Ter o acompanhamento de um médico também é importante para garantir que o aumento do peso está dentro do esperado para a fase da puberdade. 

Acne

O rosto empipocado por cravos e espinhas está relacionado ao aumento dos hormônios sexuais da fase da puberdade, segundo explica a endocrinologia Cláudia. Um dermatologista poderá ajudar a lidar com a acne sem precisar passar vergonha durante a adolescência. Ele pode indicar tratamentos e irá orientá-la a manter alguns hábitos: lavar o rosto com sabonetes específicos para a sua pele, usar de protetor solar e fazer limpeza de pele e hidratação. 

Alterações de humor

As grandes variações dos hormônios sexuais dessa fase podem deixar as suas emoções à flor da pele. A famosa Tensão Pré-Menstrual (TPM) é a fase mais marcante, mas é possível amenizar com alguns cuidados. Uma pesquisa divulgada em fevereiro deste ano no American Journal of Epidemiology, por exemplo, apontou que mulheres com uma dieta rica em ferro têm de 30% a 40% menos risco de sofrer sintomas da TPM em comparação com as que consomem pequenas quantidades do mineral. Confira outras dicas:
-Tome um banho quente, relaxante. Aí você poderá começar a pensar construtivamente novamente.
-Os seguintes chás de ervas são úteis: ginkgo biloba, equinácea, mirtilo, nepenta, camomila, lúpulo, valeriana. Tome-os separadamente ou misture 2 ou 3 juntos.
-Caminhe ao ar livre. Mantenha sua cabeça erguida, respire profundamente e relaxe.
Menstruação desregulada
A canela é um excelente remédio caseiro para regular o ciclo menstrual. Por isso misture uma xícara de chá de canela em pau em 1 litro de vinho tinto e leve ao fogo brando até começar a ferver e mantenha no fogo mais 5 minutos. Mantenha este xarope numa garrafa de vidro escuro e em local fresco e seco.
Tome todos os dias 200 ml deste remédio caseiro e interrompa a toma no primeiro dia da menstruação. Recomece a tomar novamente  cinco dias antes da data em que no mês anterior interrompeu a toma, ou seja cinco dias antes do 1º dia da menstruação do mês anterior
O ciclo menstrual deverá regularizar em 5 ou 6 meses. Marque no calendário qual é o dia do mês que começa e deixa de tomar para que se possa analisar o ritmo do ciclo menstrual.
_____________________________________________Publicado em 08 de março de 2013



Nenhum comentário:

Postar um comentário