domingo, 10 de março de 2013

Espaço Família


Especialistas ensinam como falar de sexo com os filhos. Aprenda


À primeira vista, pode até parecer desconcertante, mas explicar a uma criança de onde vêm os bebês é algo que deve ser encarado com normalidade pelos adultos, afinal, em algum momento, a questão certamente virá à tona. “A curiosidade sexual se inicia ainda em uma idade muito precoce, geralmente por volta dos 4 anos de idade. Nesta fase do desenvolvimento, os pequenos têm bastante interesse a respeito da reprodução humana, ou seja, como são feitos os bebês e de que modo eles saem do corpo da mãe”, afirma a psicóloga Selma Royzen Fisch.
É também nesta idade que os filhos começam a brincar de “papai e mamãe” e de “médico”, com o intuito de tentar descobrir as diferenças dos caracteres sexuais entre meninos e meninas. “As crianças gostam de fazer perguntas sobre sexo da mesma forma que perguntam sobre outros assuntos, e, ainda muito pequenas, conseguem perceber se este é um assunto ‘aberto’ ou não dentro da família”, acrescenta a especialista.
No entanto, como responder à temida pergunta: “Mãe, de onde vêm os bebês?”. A psicóloga Priscila Gasparini Fernandes, também ouvida pelo DaquiDali, conta que é importante responder exatamente o que a criança perguntou e na hora que perguntou, com uma linguagem acessível, de modo que o filho entenda o que está sendo dito. “A resposta pode ser 'você veio da minha barriga'. Ponto. Se estiver interessado além daquilo, os pais devem continuar respondendo dentro da curiosidade e nunca no sentido pejorativo. Oriento para que os adultos não se ausentem da questão, porque eles são a referência principal da criança, do contrário, ela vai procurar a resposta fora de casa”.
Não fuja da curiosidade
Banho com os pais e masturbação infantil 
são outras questões comuns experimentadas pelas crianças, diz a psicóloga Priscila. “A criança não tem todo esse cunho sexual que os pais acreditam que tenha. No consultório vemos que muitos pais não sabem lidar com estes dois assuntos. Os adultos precisam entender que a criança quer apenas conhecer o próprio corpo, o que é normal para a idade, até para conhecer as diferenças”.
Quando a masturbação “passa dos limites”, diz a psicóloga, o melhor a fazer é dar atividades para essa criança. “Hoje em dia elas ficam muito tempo na televisão, quietinhas, e acabam se tocando. É natural, no entanto, tentar desviar a atenção desta prática é importante para que essa curiosidade sexual não aflore antes da hora”.
O quanto a criança precisar saber sobre sexo...
...aos 4, 5 anos de idadeA ideia, de acordo com as especialistas, é não estimular demais sobre o assunto. Vale nesta fase, caso a criança pergunte, apontar uma mulher grávida e dizer que o bebê está ali dentro da barriga. É também importante aconselhar os filhos para que não deixem que ninguém os toquem. “Essa conversa pode acontecer quando aprender a limpar o xixi e o cocô e quando se enxuga. Ensinar que, além dela, da mamãe e o papai e a da professora, ninguém precisa ajudar, a fim de evitar problemas de assédio sexual e pedofilia”, diz Priscila.
...aos 7, 8 anos de idadeNesta fase, a criança já começa a entender as diferenças entre menino e menina. “É o despertar de interesse no sentido do ‘eu gosto daquele menino, eu gosto daquela menina’, mas sem nenhum tipo de intenção, apenas um amor platônico, de gostar”, explica a psicóloga Priscila.
...dos 12 aos 15 anos
O desejo sexual começa na adolescência. A diferença, segundo a psicóloga Priscila Gasparini, é que nesta etapa, embora já tenham muitas informações, os adolescentes vão perguntando aos poucos. “A partir dos 12, já é normal que os meninos olhem as meninas com corpo bonito e tenham as primeiras ereções”, conta. “Aos 15, iniciam os namoros e as trocas de carícias. Aqui, é interessante que os pais comecem a conversar sobre prevenção, uso de camisinha e anticoncepcionais, para evitar doenças e gestações indesejáveis”, sugere a psicóloga.

_________________________________________________Publicado em 10 de março de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário